quarta-feira, 9 de junho de 2010

CRIANÇAS E CAVALOS – UMA BRINCADEIRA SÉRIA


A equitação é a arte de ensinar e educar o cavalo e o cavaleiro.
Ao pensar em equitação para crianças pensamos primeiramente na idade, para então tomarmos os devidos cuidados. Nossa equipe do CEMA indica o início da prática a partir dos três anos de idade, criando inicialmente elos de identificação entre o cavalo e a criança e estimulando a psicomotricidade além da dedicação, persistência, superação, paciência e humildade, assim dependendo da evolução e desenvolvimento de cada criança passa então para equitação básica a partir dos seis ou sete anos de idade.
Antes de iniciarmos a equitação propriamente dita, procuramos trabalhar “o medo”, caso exista.
O tempo para evolução de cada aluno depende do controle e da segurança na condução do cavalo e das variantes que envolvem principalmente o desenvolvimento físico, motor e psicológico de cada criança.
Na ausência do medo, ou na constatação do mesmo sendo superado, temos um resultado muito interessante em termos de postura, controle, concentração e segurança, pois antes disso, todos esses fatores se apresentam desordenados e ocorrem separadamente em diversos momentos, criando situações difíceis.
O instrutor deve ser criativo e suas aulas repletas de brincadeiras infantis e atrativas, sempre com o objetivo de prender a atenção da criança, proporcionando diversos estímulos psicomotores. Esse aprendizado deve ser gradativo e personalizado e a evolução dependerá do interesse e envolvimento de cada criança. O início da prática independe da idade do aluno, pois o importante é a participação da criança na vida do cavalo, o envolvimento nas rotinas, como exemplo, o banho, a alimentação, os cuidados e o conhecimento sobre tudo que envolva o animal, pois toda brincadeira realizada na equitação lúdica tem sempre o cavalo como referencial já que, neste momento, ele é o melhor amigo da criança.
Equitação lúdica significa brincar a cavalo e não saltar ou competir.
Normalmente indicamos uma vez por semana e cada aula com a duração de 30 minutos, após seis meses a mesma já consegue ter o domínio sobre o animal e até mesmo o início do trote e a partir daí passando para 2 ou 3 vezes por semana.
O principal objetivo da equitação lúdica é estimular o desenvolvimento de cada uma de nossas crianças, de acordo com suas características e habilidades, por isso, o respeito por seus interesses e sua prontidão.
"Não eduques as crianças recorrendo à força,

mas como se fosse um jogo,

para que também possas observar melhor

qual a disposição natural de cada um." (Platão)

Sigrid Ventilari
Fisioterapeuta

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, sou a Hillieneke e estou começando equitação com crianças. também com adultos, mas no estilo western. Gostaria, se possível de umas dicas de brincadeiras a fazer com as crianças: 3 - 5 anos durante as aulas. Se puder me ajudar, muito grata. De qualquer forma grata pela atenção.
Hillieneke (lê-se: rrêlinêque)Wolters de Arapoti - PR