sexta-feira, 28 de setembro de 2012

7a. Etapa do Ranking EENP, setembro 2012

Pódio da Categoria Trote.

A novidade desta etapa foi a categoria do trote, preparando os ânimos dos futuros atletas, cavaleiros e amazonas, pois outubro está chegando e teremos CAMPEONATO ESCOLA – Troféu
Nissim Pazuello 2012.
Esta 7ª. Etapa do Ranking contava com 31 inscritos, entre as categorias: Trote; 0,40m; 0,60m; 0,80m e 1,0m.
O nervosismo dos estreantes trouxe algumas desistências, a insegurança e o receio fazem parte do aprendizado, assim como a experiência da competição é o experimentar a derrota e a vitória. O Hipismo - essa simbologia do transpor obstáculos, nos ensina que antes de estarmos vencendo os outros estamos vencendo a nos mesmos, os desafios que esse esporte apresenta – conduzir e reger a força, velocidade, potência e tempera de outro ser em um timing muito dinâmico, requer o desenvolvimento de muitas habilidades e um reflexo rápido e estratégico. Então se você completou seu percurso já venceu muitas etapas. E se desistiu do seu percurso, como aconteceu com alguns conjuntos inscritos nessa prova, não quer dizer que você perdeu, talvez queira dizer que você teve maturidade suficiente para reconhecer que não estava pronto para enfrentar aquele desafio. Aprender a enfrentar desafios assim como desistir de uma empreitada, ambos podem ser aprendizados cognitivos muito úteis, esse ensaio da vida em forma de competição pode ensinar você, sobre você mesmo, a conhecer e respeitar seus limites.  Perceba que o oposto da determinação é a obstinação, enquanto uma constrói a outra destrói, e a você que não conseguiu se superar nesta prova, vamos treinar mais, ouça mais seu instrutor, e na próxima competição vamos sair vencedores.
Parabéns aos vitoriosos em mais uma competição do Ranking EENP, e vai abaixo o resultado de pódio:
Categoria Trote
Bruno Machado da Silva 1o. Lugar no Pódio 0,40m
1.       Natália Chaves/ Dourada
2.       Julia Nascimento/ Zé Bonitinho
3.       Maria Julia Abrahim/ Zé bonitinho
4.       Giulia Magalhães/ Dourada
5.       Leandro Abrahão /Trovão
Categoria 0,40m
1.       Bruno Machado da Silva/ Zé Bonitinho
Categoria 0,60 m
1.       Ana Licia Valente Barros/ Sid Fluerlis
2.       Giovana Ramos/ Mel
Ana Licia e Gigi dividem o Pódio do 0,60m
3.       Ana Licia Valente Barros/ Dourada
Categoria 0,80m
1.       Louise Ravedutti/ Sid Fluerlis
2.       Louise Ravedutti/ Sasha SL
3.       Suelem Cristina Marques/ Zé Bonitinho
4.       Suelem Cristina Marques/ Sid Fluerlis
Categoria 1,0m
1.       JP Lauand/ Adil Chantembler
2.       Caroline Frota/ Zeus VI
3.       Stanley Fortes Neto/ Adil Chantembler
Suca e Louise, recebendo premiaçào de Carol no Pódio do 0,80m
4.       Anna Beatriz Figueiredo/ Sasha SL
5.       Anna Beatriz Figueiredo/ Sid fluerlis
Pódio do 1,0m.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Ranking Interno EENP, 27 de setembro 2012


2º. Semestre 2012, 22 de setembro, Prova KasaPronta




E os cavalos nem deram bola às crises administrativa da Federação Amazonense de Hipismo, saltaram muito bem esse fim de semana passada, no Manage Andrezza Nasser, em prova da Escola de Equitação Tiradentes/EPMON. Assim foi o sábado, 22 de setembro de 2012, muito sol, muito calor e cavalos explodindo, assim provam os flashes do fotografo Rodolfo Paes, que como vocês podem ver em algumas imagens abaixo, flagrou os cavalos passando muito acima da madeira.
Parabéns a todos os participantes, bem vindo o Manége Andrezza Nasser de volta as competições da Federação Amazonense de Hipismo, e um parabéns muito especial a nossa equipe.

Então segue abaixo o resultado da participação de nossos atletas.




Categoria 1,0m
1º. JP Lauand/ Adil chantembler; 4º. Stanley Queiroz Forte Neto/ Zeus IV; 5º. Stanley Queiroz Fortes/ Adil Chantembler; 6º. Paolo Rossi/ Amareto; 7º. Paolo Rossi/ Netuno St. Rita e 9º. Anna Betariz Figueiredo/Sid Fluerlis.

Categoria 0,80m
1º. Suelem Cristina Marques / Zé Bonitinho e 6º. Suelem Cristina Marques/ Sid Fluerlis.
Categoria 0,60m

3º. Giovanna Ramos/ Zé Bonitinho e 5º. Giovanna Ramos/ Mel.
Foi um momento especial também pela inauguração de nosso caminhão, conforto e segurança para o transporte de nossos cavalos.

Lembrando daqueles que por trás dos bastidores, trabalham para que os atletas: cavalos e cavaleiros, possam brilhar, um agradecimento especial ao Júri de Campo, ao Armador de percurso, aos pistinhas e toda a organização do evento.
Tammy Repolho
Escola de Equitação Nissim Pazuello

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

EXPLOSÃO DA REALIZAÇÃO DO PRATICANTE DE “EQUOTERAPIA”


                        
                                                                                               
A Escola de Equitação Nissin Pazuello é um espaço desportista, social, educacional e terapêutico e que pode proporcionar aos freqüentadores, mas principalmente à equipe de equoterapia, momentos inéditos, inesquecíveis e de extrema explosão emocional. Queremos narrar como exemplo um fato que ocorreu ao participarmos da sessão terapêutica do praticante A.
Sr. A., está com 44 anos e, segundo seu irmão (Sr. E.), ao nascer foi diagnosticado como portador de retardo mental congênito. Fomos procurados pelo Sr. E., que na expectativa de proporcionar melhor qualidade de vida ao sr. A., tendo em vista que sua mãe faleceu recentemente, ficando como herança esse irmão, ao qual ele tem intenção de cuidar o melhor possível, ingressando-o como praticante de equoterapia, devidamente autorizado pelo psiquiatra do sr. A.
Sr. A, que anda com dificuldades, possui sua cognição bastante comprometida, toma remédios controlados e é conduzido por sua cuidadora (sra. C.), pelo fato de enxergar pouquíssimo, começou a ser trabalhado pela fisioterapeuta Sigrid Ventilari, há pouco menos de um mês.
Aqui, de acordo com os fenomenologistas, cada praticante é um fenômeno a ser descoberto, por esta razão, eles recebem tratativas específicas e adequadas a cada situação.
No primeiro momento, Sr. A. foi apresentado ao cavalo e ouviu a fisioterapeuta falar muito bem do animal. Nesse mesmo momento, a equipe terapêutica confirmava a fala da fisio e, a partir daí, tudo que o Sr. A. repetia era a palavra “cavalo”, fazendo uma substituição das palavras “mãe e E. (seu irmão) de quando chegou.
Entendam bem, tudo era cavalo (a fisio, a psicóloga, a cuidadora, a sobrinha, o tratador, e todas as perguntas que fazíamos ele repetia a palavra “cavalo”.
No segundo momento, Sr. A., foi incentivado e estimulado a puxar o cavalo, sendo conduzido pela fisioterapeuta, que junto dele caminhava desenvolvendo um diálogo, sem se importar com a forma diferente do praticante se expressar. Logo observamos que ele expressava satisfação e demonstrava interesse de continuar, sempre muito colaborativo.
A explosão se deu no terceiro momento, quando a equipe intensivamente passou a incentivar, motivar, estimular e em coro repetir “monta sr. A., monta sr. A., você consegue, você pode, vai, vai, vai.
Acreditem: mesmo sob medicamentos controlados, mesmo com suas debilidades e limitações e ainda, embora ele tenha traços fortes de boa educação, a excitação provocada pelos estímulos e incentivos recebidos foram tão agressivos no sentido positivo e de vida, que ele, numa explosão de alegria, ao conseguir levantar a perna (mesmo que tenha sido com ajuda da fisioterapeuta) e montar, liberou um grande grito de euforia chamando, (PQP) e, gelado (frio), rindo muito, como se estivesse dizendo: “eu consegui, eu posso, era disso que eu precisava, eu vou superar, eu sou mais que vencedor”.
Com essa experiência, podemos constatar que o acolhimento, o contato e a afetividade, são necessidades psicológicas importantes para o ser humano. Todos possuem o seu mérito, mas enfatizamos especificamente o “contato”, em que através dele, cada ser humano, tem a possibilidade de encontrar-se com o mundo exterior, realizando assim, os seus intercâmbios de alimentos, afetos, etc.
Parabéns ao sr. A. e a todos que torcem por ti. Nós acreditamos no teu querer, acreditamos também na possibilidade de uma vida mais confortável para ti.  
Nós acreditamos em ti, e é assim que sempre queremos trabalhar.
       




Neyde Ventilari
Formanda em Psicologia