quinta-feira, 5 de maio de 2011

FORÇA MENTAL

(Continuação do artigo sobre Competitividade) Paolo Rossi, 11 anos, e Mel LL, 5 anos - 1o. Lugar Categoria Preliminar 0,80 FAHi, 07/05/11 (Essa vitória veio após um trabalho de aprendizado e aplicação de estratégia, força mental e competitividade, marcando a superação de um início de temporada difícil).






A Força Mental é a habilidade de dar o melhor de si sob condições de estress, pressão ou circustâncias adversas. Significa competir com confiança, pensamento positivo, concentração e inteligência. Pode significar superar várias pressões emocionais. Às vezes, significa ter coragem de ser valente.



A força mental é necessária quando as pressões por um bom desenpenho aumentam e o atleta não deve deixar que elas tenham um impacto negativo na sua performance. O atleta precisa de força mental para ignorar todas as distrações que podem interferir em sua performance.



Provas esportivas como o hipismo exigem ainda uma dose extra desta confiança, pois o atleta é um conjunto cavalo/cavaleiro, onde o cavaleiro comanda o cavalo, um ser vivo, conjunto cavalo e cavaleiro precisam confiar plenamente um no outro. Além de um um "time de dois" o hipismo é um esporte de precisão aonde o tempo é fator crucial, e centésimos de segundo podem fazer toda a diferença, então aqui se exigem concentração e força mental integral pois uma distração, um momento de perda de foco, um pensamento negativo, em milésimos de segundo podem fazer toda a diferença.



Existem ainda as pressões dos momentos de dificuldades como semanas de treinos ruim; um conjunto cavalo e cavaleiro ainda não afinados; o retorno de uma lesão; o início de uma temporada; mudança de categoria; .... e aquele dia que você nem sabe por quê, mas não está bem.



Isso tudo se aplicaria em atletas profissionais, agora vamos tranpor isso para jovens cavaleiros ou crianças que ainda têem muito que crescer em seu desenvolvimento psico-motor e cognitivo além de sua equitação.



Em um dia de competição existem ainda as pressões externas como a audiência, os ambientes novos e estranhos, a presença da família (que pode ser vista como cobrança), que em muitos casos acrescentam estress. A família deve lidar com esses momentos dando apoio, incentivando a concentracão e o foco na tarefa a ser cumprida e elogiando quando dos acertos e ajudando o cavaleiro a compreender e superar quando dos desacertos. Muito cuidado com os falsos elogios pois eles são percebidos e entendidos de forma negativa. Sempre elogie o que foi bom e daí comente o que pode ser melhor. De todas as situações mesmo as mais negativas se pode tirar aprendizados positivos e daí avançar no crescimento de sua força mental.



Algumas crianças parecem ter naturalmente essa qualidade de força mental, absorvem as pressões, o estress e as adversidades, e outras podem ser ajudadas a desenvolvê-la, essa característica pode ser aplicada em outras áreas da vida pois aumenta a confiança e a sensação de competência, projetando ainda a superação desses momentos a outras situações de estress ao longo da vida.



Alguams dicas para seus dias de competição:










  • esteja preparado para a tarefa;



  • mantenha seu foco no positivo e no que deve ser feito;



  • aprenda a bloquear aquilo que lhe puxa pra baixo e lhe cauda anseio desnecessário fora da pista, a competição é entre a pista de obstáculos e você e seu cavalo;



  • aprenda a programar ações estratégicas para aquela tarefa na pista que lhe causa dificuldade, temor ou ansiedade;



  • aprenda com seus erros, afinal sempre terá uma nova competição;



  • lembre-se: errar faz parte de aprender a acertar;



  • E "curta" o esporte, independente da ansiedade, da adrenalina, apreensão, você não está nisso para sofrer, "curta" montar seja em dia de prova, treino ou passeio.



Desejo a você todo o sucesso que você se dispor a alcançar.






Tammy Repolho