sexta-feira, 29 de abril de 2011

Competitividade

(Texto Adaptado de Um Esporte para Crianças e Jovens de Nicole Sperekas, Ph.D.)



"Competitividade pode ter sentidos diferentes para pessoas diferentes, para
alguns quer dizer vencer, para outros significa dar o melhor de si
.”




Vencer a qualquer custo é uma mensagem que permeia praticamente todos os setores da nossa sociedade: corporativo, político, educacional e atlético. A nossa sociedade é capitalista e competitiva, e tendemos a honrar e exaltar os vencedores e a desprezar os perdedores ....
Assim não é surpreendente que crianças e adolescentes pensem que competitividade significa vencer ou que vencer a todo custo é a meta das competições. Devemos ensinar que a competitividade nos esportes não significa vencer. Sim, um atleta com espírito competitivo joga pra vencer – nenhum atleta compete com o desejo de perder. Mas a competitividade significa muito mais do que tentar ou querer vencer, significa dar o melhor de si. A competitividade é a soma de muitos fatores: prática, treinamento árduo, atitude positiva, trabalho em equipe, respeito às regras e dar o melhor de si durante a competição, sendo o melhor atleta ou não. Uma criança não precisa ter grande aptidão atlética para ser competitiva. Não desistir e dar o melhor de si é ser competitivo.
Competitividade ajuda a aflorar o que há de melhor em você. Querer fazer bem, dar o melhor de si nem sempre é o bastante, os atletas tem que transformar essa vontade em ação para atingir sua meta. A competitividade ajuda os atletas a partindo do desejo de obter seu melhor desempenho, assumir a ação necessária para realizar essa meta. A competitividade ajuda a superar o medo do fracasso, a ansiedade ou um dia de mau desempenho, procura uma maneira de estimular o estado mental a fim de fazer o melhor, usar mais tática, mais inteligência, talvez se esforçar mais.
Mas a competitividade tem a ver com você - sua capacidade de se concentrar no seu desempenho, sua capacidade de focar no que você está fazendo, sua determinação de dar o melhor de si, não importam as condições. Seu adversário pode vencer a competição, mas você também vence se tiver feito o melhor que podia naquele dia, naquele momento.
Então citando alguns e me perdoem se não citar todos, para mim são vencedores:
Julia Regina , atitude corporal, voltar o corpo, rédeas justas, ....
Paolo, persistir e conseguir, mesmo com lágrimas, ...
Suelen, acreditar que pode, ...
Isaac, ir até o final, ...
Stanley, expressar o que gosta, e o que é importante para sí, ....
Pedro, transformar a vontade em ação, ...


Mas há uma relação entre competitividade e vitoria, entre vitória e força mental e o que é vitória no hipismo e sua relação com vitória pessoal, mas vai ficar para um próximo arquivo, .... aguardem.




“A competição em sua melhor forma é uma maneira de testar a si mesmo. Não tem nada a ver com medalhas. O vencedor é a pessoa que consegue dar o máxima de si.”
Al Oeter, medalhista de ouro em arremesso de peso.